Pres: Oremos.
E todos oram em silêncio, por algum tempo.
Então o sacerdote abrindo os braços reza a oração;
Leitor: Palavra do Senhor.
Todos aclamam:
Ass: Graças a Deus.
O diácono responde:
Diác ou Sac: O Senhor esteja convosco.
Diác ou Pres: Aconteceu que os discípulos de Jesus haviam esquecido de levar pães consigo. Na barca havia um único pão. Jesus advertiu-os: “Abri os olhos e acautelai-vos do fermento dos fariseus e do fermento de Herodes!” E eles comentavam entre si que era por não terem pão. Jesus percebeu-o e disse-lhes: “Por que discutis por não terdes pão? Ainda não tendes refletido nem compreendido? Tendes, pois, o coração insensível? Tendo olhos, não vedes? E tendo ouvidos, não ouvis? Não vos lembrais mais? Ao partir eu os cinco pães entre os cinco mil, quantos cestos recolhestes cheios de pedaços?” Responderam-lhe: “Doze”. E quando eu parti os sete pães entre os quatro mil homens, quantos cestos de pedaços levantastes? “Sete”, responderam-lhe. Jesus disse-lhes: “Como é que ainda não entendeis?”
Diác: A paz do Senhor esteja sempre convosco.
O povo responde:
Ass: O amor de Cristo nos uniu.
Diác: Oremos.
O povo responde:
Ass: Ele está no meio de nós.
17a. *Na festa de um Santo
Diác: O Deus que é nosso Pai e nos reuniu hoje para celebrar a festa de vossos Santos Cirilo e Metódio, vos abençoe, vos proteja de todo o mal, e vos confirme na sua paz.
Ass: Amém.
Diác: O Cristo Senhor, que manifestou em vossos Santos Cirilo e Metódio a força renovadora da Páscoa, vos torne testemunhas do seu Evangelho.
Ass: Amém.
Diác: O Espírito Santo, que em vossos Santos Cirilo e Metódio nos ofereceu um sinal de solidariedade fraterna, vos torne capazes de criar na Igreja uma verdadeira comunhão de fé e amor.
Ass: Amém.
O sacerdote abençoa o povo dizendo:
Diác: Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai e Filho + e Espírito Santo.
O povo responde:
Ass: Amém.
143. Depois, o diácono ou o próprio sacerdote diz ao povo, unindo as mãos:
Diác: Ide em paz e que o Senhor vos acompanhe.
Ass: Graças a Deus!
Redes Sociais